//

Notícias > Lista de Notícias



Tucanos relembram 21 anos do Plano Real

14/07/2015

 

Tucanos mostram a redução drástica da inflação com a implantação do Plano Real em 1994 (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


A pedido do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), a Câmara promoveu, nesta terça-feira (14), sessão solene para homenagear o 21º aniversário do Plano Real. Parlamentares dos PSDB prestigiaram a cerimônia e relembraram o êxito da reforma econômica adotada em 1994, que proporcionou ao país conquistas como o controle a inflação e a estabilidade da moeda. No entanto, alertaram para o péssimo momento econômico vivido pelo país, como a volta da inflação, e para os riscos à estabilidade.
 
Nos discursos, foi muita lembrada a atuação do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, e dos economistas que elaboraram a iniciativa de sucesso durante o governo Itamar Franco, como Pérsio Arida, André Lara Resenda e Edmar Bacha, entre outros. Na época, petistas faziam oposição raivosa à iniciativa, em mais uma atuação contrária aos interesses nacionais.
 
Um grande economista lembrou que a hiperinflação transformava o orçamento familiar em uma peça de humor negro e o orçamento público, em uma peça de ficção cientifica, recordou Marcus Pestana. “A inflação inibe qualquer tipo de investimento sustentável, qualquer perspectiva de previsibilidade e visão de longo prazo, e impede qualquer tipo de distribuição de renda”, alertou. Segundo ele, as conquistas do desenvolvimento e da distribuição de renda obtidas nos últimos anos só foram possíveis graças ao Real. “Que não percamos o rumo. Não podemos jogar fora a semente plantada em 1994 por Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso”, avisou. 
 
>> Leia a reportagem completa.
 
>> Assista pronunciamento de Marcus Pestana
 

 

Fonte: PSDB na Câmara (Reportagem: Thábata Manhiça e Marcos Côrtes) Imagens: TV Câmara

+ Veja mais