//

Notícias > Lista de Notícias



Subcomissão proposta por Pestana busca melhorias para Atenção Primária à Saúde

27/03/2014

 

Na Comissão de Seguridade Social, Marcus Pestana propôs criação de uma subcomissão para debater Atenção Primária no SUS (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)


A pedido do deputado federal Marcus Pestana, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou a criação de subcomissão destinada a discutir e propor soluções para a Atenção Primária no Sistema Público de Saúde. O grupo deverá desenvolver um diagnóstico prospectivo e elencar uma série de propostas que visem um verdadeiro salto de qualidade na estratégia da saúde da família.
 
Ex-secretário de Saúde de MG, Pestana destaca que a atenção primária é o centro de gravidade organizacional do Sistema de Saúde. Segundo ele, 80% das demandas da população podem ser respondidas neste nível de atenção. “As redes assistenciais só se viabilizam se a Atenção Primária for eficiente à prevenção, promoção e abordagem inicial na saúde. É preciso aprofundar a discussão dos gargalos que impedem a Atenção Primária de cumprir plenamente seu papel no Brasil”, afirma.
 
O deputado lembra que há inúmeros problemas relativos a formação e qualificação de recursos humanos, questões relativas a educação permanente, gargalos na infraestrutura e inexistência de suporte adequado. Com uma subcomissão para tratar do tema, o parlamentar acredita que melhorias poderão surgir para a área. 
 
 
Fonte: PSDB na Câmara (Reportagem: Djan Moreno)
 

+ Veja mais