//

Notícias > Lista de Notícias



Proposta de Marcus Pestana é aprovada no GT da reforma política

17/10/2013

 

Sistema proporcional nominal regionalizado, de autoria de Marcus Pestana, obteve maioria no Grupo (Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados)


O grupo de trabalho da reforma política aprovou nesta quinta-feira (17/10) proposta apresentada pelo deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG) que altera a forma de eleição dos deputados estaduais e federais. O texto do deputado tucano foi aprovado por nove votos a favor e dois contra. De acordo com a proposta, o sistema de apuração dos votos continua sendo proporcional, mas os candidatos deverão concorrer em regiões dentro dos estados, predefinidas pelo TSE.
 
Segundo Pestana, os eleitores continuam a votar como hoje, mas escolheriam entre os candidatos que disputam na região onde votam. Minas Gerais, por exemplo, teria sete regiões. Rio de Janeiro, seis. Em cada uma dessas regiões haveria uma eleição diferente, com apuração proporcional dos votos, de acordo com o modelo atual.
 
“Assim, ao invés de disputar 14 milhões de votos em um território igual ao da Espanha, eu vou disputar dois milhões em uma região reduzida”, exemplificou Pestana.
 
A medida deve baixar o custo das campanhas, além de aproximar os eleitores dos deputados eleitos. “Quanto mais reduzido o território, maior o controle social, até porque os adversários são agentes desse controle, a partir do momento em que cobram pessoalmente o bom desempenho do eleito”, explicou.

+ Veja mais