//

Notícias > Lista de Notícias



Pestana: Dívida da sociedade com Previdência dos servidores públicos equivale a 137 orçamentos da Saúde

16/02/2017

 

Marcus Pestana alertou sobre rombo da Previdência dos servidores públicos (Foto: Lucio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados)


O deputado federal Marcus Pestana alertou sobre o grave rombo da Previdência dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, nesta quinta-feira (16/02), em audiência na Comissão Especial da reforma da Previdência com representantes dos servidores públicos. 
 
“O déficit atuarial do setor público, identificado por servidores públicos competentes e da área, é de R$ 13,7 trilhões. Isso corresponde a 2,2 PIBs ou seja, tudo que a sociedade brasileira produz em 2,2 anos. É a dívida da sociedade com os servidores públicos. Corresponde a mais de 100 orçamentos anuais do Ministério Saúde”, informou o deputado.
 
Diante dessa realidade, Marcus Pestana afirmou que a reforma da Previdência, além de urgente, deve ser um tema debatido por toda a sociedade. “Temos que ter sensibilidade, mas também muita coragem e ousadia, para enfrentar o problema do tamanho que ele é”, disse.
 
Segundo o parlamentar, para recuperar o desenvolvimento é preciso fazer o ajuste fiscal onde o maior agregado é o rombo da Previdência. “Então, só haverá crescimento sustentado se tivermos disciplina fiscal e corrigirmos o grave problema da previdência.”
 
Finalizou: “Nosso sistema não é justo e nem sustentável. Os privilégios estão, sobretudo, no nosso sistema, de nós, servidores. O trabalhador pobre não se aposenta precocemente e nem tem aposentadoria que, às vezes, vazam ao teto constitucional”.
 
 
>> Leia mais: Consultor de Orçamento aponta privilégios de aposentadoria de servidor público
 
>> Assista ao pronunciamento na íntegra:
 

+ Veja mais