//

Notícias > Lista de Notícias



Pestana propõe audiências públicas e cobra objetividade na reforma política

09/11/2016

 

Marcus Pestana propôs debates e audiências públicas na Comissão da Reforma Política (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


Vice-presidente da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado federal Marcus Pestana propôs, nesta terça (08/11), a realização de diversas audiências públicas com especialistas  para debater a reforma política. 
O parlamentar, que participou das discussões da última comissão sobre reforma política, também fez um apelo pela objetividade. “Precisamos aprender com a experiência concreta para não darmos murro em ponta de faca”, alertou.
 
O tucano propôs que três importantes pontos sejam discutidos pelo colegiado. Ele sugere a discussão de projeto de lei de sua autoria sobre o financiamento de campanha, no qual parte do imposto de renda seria destinado para financiar as campanhas, já que o financiamento privado, responsável por tanta corrupção, já foi abolido e o atual financiamento público não consegue se sustentar no Brasil. Pestana também defende o voto distrital misto e sugere que o voto proporcional seja debatido.
 
“O sistema está falido e temos que solucionar isso. Hoje 70% dos brasileiros não sabem o deputado que votaram apenas um ano depois. Isso não pode continuar assim”, avaliou.
 
Seis dos requerimentos aprovados pelos deputados são de autoria de Pestana. O tucano sugeriu audiências com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, com publicitários, pesquisadores, entre outros.
 
>> Veja o pronunciamento do deputado:
 

 
Com informações do PSDB na Câmara / Imagens: TV Câmara

+ Veja mais