//

Notícias > Lista de Notícias



Pestana lista série de incoerências em fundo dos Correios e sugere a ex-presidente se desculpar diante dos funcionários

10/09/2015

 

(Foto: Lucio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados)


O deputado federal Marcus Pestana, sub-relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão, em sessão nesta quinta (10/09), listou uma série de incoerências na gestão da Postalis, previdência dos funcionários dos Correios, e solicitou ao ex-presidente Alexey Predtechensky, administrador entre 2006 e 2012, explicações para os diversos indícios de irregularidades verificadas nas finanças do fundo.
 
Por conta de aplicações de alto risco e má administração de recursos, além de suspeita de desvios e fraudes, o Postalis apresenta um rombo de quase R$ 6 bilhões.
 
“É desastroso o processo que leva hoje o maior fundo em termos de número de participantes a estar em uma situação de pré-insolvência, sacrificando os nossos carteiros e funcionários dos Correios, que não podem pagar o pato,” disse o Marcus Pestana, que listou 18 perguntas.
 
O deputado abordou diversos temas, entre eles, a ligação do ex-presidente com envolvidos na operação Lava Jato, as inúmeras notificações da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) em sua gestão, operações de alto risco e baixa qualidade, como no Grupo Galileo, Usina Canabrava, Sete Brasil, banco BVA. Também questionou a participação do dirigente em empresa com sede em paraísos fiscais, o fracionamento de investimentos para fugir das regras da Lei de Licitações, a operação de venda e aluguel da sede da Postalis em Brasília – muitas delas responsáveis por desfavorecer as contas do fundo.  
 
Ao final de sua fala, Marcus Pestana sugeriu ao ex-dirigente que se desculpasse diante dos associados da Postalis que acompanhavam a sessão. 
 
>> Saiba mais:
 
TCU irá investigar rombo no Postalis (Valor Econômico)
Evidências de fraudes no fundo dos Correios ligados ao PMDB (Revista Época)
 
>> Assista ao pronunciamento:
 

 

Imagens: TV Câmara

+ Veja mais