//

Notícias > Lista de Notícias



Pestana defende convocações na CPI dos Fundos de Pensão para esclarecer denúncias

22/10/2015

 

Marcus Pestana defendeu transparência total e tolerância zero com a corrupção (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


Subrelator na CPI dos Fundos de Pensão, o deputado federal Marcus Pestana defendeu nesta quinta-feira (22/10), durante reunião da CPI, a convocação de personagens que podem dar mais detalhes sobre negócios envolvendo a Sete Brasil, criada para administrar sondas do pré-sal que tem como sócios fundos de pensão de empresas estatais, como a Funcef, Previ e Petros. 
 
A empresa responde por rombos nesses fundos que atingem R$ 3 bilhões. O tucano quer a ida à Câmara do pecuarista José Carlos Bumlai, do lobista Fernando Baiano e de Almir Barbassa. A votação não ocorreu em virtude do início da Ordem do Dia em Plenário.
 
Segundo reportagem divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo” nesta quarta, Fernando Baiano, em depoimento de delação, revelou que o ex-presidente Lula se reuniu “pelo menos duas vezes” com o pecuarista e com João Carlos Ferraz, na época presidente da Sete Brasil, para tratar de negócios intermediados por ele, em nome do grupo OSX. 
 
Ferraz declarou, em depoimento, que foi convidado para assumir o cargo na empresa por meio do diretor na Petrobras Almir Barbassa. No mesmo depoimento, ao ser perguntado se conhecia o ex-ministro Antonio Palocci, Medeiros exerceu seu direito ao silêncio. 
 
No entanto, do que se sabe da delação premiada de Baiano, a indicação de Medeiros Ferraz para assumir a presidência da empresa Sete Brasil não foi feita por  Barbassa, mas sim por Palocci. Por isso a ida dele à CPI é importante para esclarecer os fatos, avalia o parlamentar.
 
Durante a reunião desta quinta, Pestana lembrou que a Sete Brasil virou uma fonte de corrupção, com taxa fixa por contrato (1%). “Acredito que devemos apostar na transparência. Essa CPI não pode acabar em pizza e precisa chamar quem quer que seja”, defendeu o parlamentar do PSDB.
 
>> Saiba mais: PT barra convocação de amigo de Lula em CPI na Câmara (Veja.com)
 
>> Veja pronunciamento do deputado na Comissão:
 
 
 

Fonte: PSDB na Câmara

+ Veja mais