//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana recebe Comenda que leva o nome de Aleijadinho, em Congonhas

06/06/2016

 

O prefeito Zelinho de Freitas entrega medalha a Marcus Pestana (Foto: Assessoria de Comunicação Dep. Marcus Pestana)


O deputado federal Marcus Pestana foi o 15º condecorado com a Comenda Antônio Francisco Lisboa de 2015. A solenidade extraordinária de outorga ocorreu na manhã de domingo, 5 de junho, no Museu de Congonhas. Pestana contribuiu decisivamente para a conquista de uma UPA que atenderá, a partir do final do mês, uma população de até 200 mil pessoas e para que Congonhas conquistasse também mais oito prédios de UBSs. Entre os presentes, o prefeito Zelinho de Freitas, a primeira-dama Miriam Schwab, o vice-prefeito Arnaldo Osório, secretários municipais, outros servidores, vereadores e convidados.
 
Criada pela lei municipal 1.209 em 1984, a Comenda se constitui de uma medalha dourada, com as armas de Congonhas, e um diploma de outorga. A honraria sintetiza um sentimento comunitário de gratidão da cidade com os agraciados, que contribuíram para o desenvolvimento das atividades artísticas, culturais, educacionais, de preservação do Patrimônio Histórico, aprimoramento dos serviços públicos, pesquisa científica, sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social.
 
Antes de receber a Comenda, Marcus Pestana visitou o Museu de Congonhas ao qual teceu vários elogios. Aproveitou também para dizer que a cultura tem o papel de sensibilizar a sociedade. “Fico muito feliz de saber que a Prefeitura tem grupos musicais como a Orquestra de Câmara do Projeto Arte na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, que são associados à escola em tempo integral”. A Orquestra de Câmara do Arte na Escola executou o "Hino Nacional Brasileiro", e as canções "Hino ao Amor" e "Cinema Paradiso".
 
O condecorado diz que três motivos o deixam feliz: “Há 34 anos me elegi vereador, antes era líder estudantil. Fico triste por ver o caminho que escolhi, a atividade política, passar por momentos com este no Brasil. Mas mudo de estado de espírito e agradeço primeiro porque este simbolismo nos fortalece. Poucas das cidades mineiras têm a identidade, tradição e a história de Congonhas. Aqui estão as obras dos mestres Aleijadinho e Ataíde. A vida contemporânea é tão corrida que recorro aos clássicos para não perder o foco. E estar em Congonhas é resgatar nossa história e identidade. Mas a cidade é também um forte polo mineral. Esta homenagem renova meu vínculo com esta terra. Em segundo lugar, em Congonhas enxergo na Administração Municipal tudo o que o Brasil precisa, o interesse público solidamente ancorado no espírito republicano. Precisamos retomar estes valores no Brasil. Pelo menos, 95% dos brasileiros são honestos e jamais pensam em se apropriar do que não é seu. Em terceiro lugar, a gratidão pela forma como sou recebido aqui e pelos votos de confiança que tenho recebido. Esta relação deriva da política, mas se torna fraternal. Agora poderei ajudar nos próximos passos do Museu de Congonhas, mais propriamente com relação aos esforços para a preservação dos profetas de Aleijadinho”, finalizou Marcus Pestana, que prometeu retornar à cidade para a inauguração do Complexo de Saúde, marcada para o dia 27 de junho.
 
Para o Governo Municipal, é um prazer entregar esta honraria ao Marcus Pestana, pela parceria desde a época em que era secretário de Estado de Saúde. Foi nesta época que acabou aprovada a construção da UPA em Congonhas, com forte contribuição dele. Depois, como deputado, através de emendas parlamentares dele, Congonhas conseguiu oito prédios de UBSs. Para a atual Administração Municipal, o mérito está também no aspecto ético. O deputado federal é um cidadão honrado. Esta foi a segunda homenagem recebida por Marcus Pestana em Congonhas. Em 2013, por meio de Decreto Legislativo, ele havia recebido o título de Cidadão Honorário.
 
Também neste domingo, 5, Marcus Pestana, autor da lei 19.411 de 30 de dezembro de 2010, que instituiu o Dia Estadual do Antigomobilismo (28 de outubro), teve seu ato retribuído por colecionadores e demais participantes da festa na Romaria, onde recebeu homenagem do Clube de Autos Antigos de Congonhas e da Associação Mineira de Antigomobilismo.
 
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Congonhas

+ Veja mais