//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana propõe convocação de Fernando Baiano e Bumlai à CPI dos Fundos de Pensão

21/10/2015

 

Fac-símile da edição de 21 de outubro d'O Estado de S. Paulo, com reportagem que motivou requerimentos


Subrelator da CPI dos Fundos de Pensão, o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG) apresentou nesta quarta-feira (21/10) requerimentos para convocação do pecuarista José Carlos Bumlai e do lobista Fernando Antonio Falcão Soares, conhecido como Fernando Baiano, um dos investigados na operação Lava Jato.
 
Segundo reportagem divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta, Fernando Baiano, em depoimento de delação, revelou que o ex-presidente Lula se reuniu “pelo menos duas vezes” com o pecuarista José Carlos Bumlai e com João Carlos Ferraz, na época presidente da Sete Brasil, para tratar de negócios intermediados por ele, em nome do grupo OSX.
 
Investigada pela Polícia Federal, a Sete Brasil foi criada para administrar sondas do pré-sal e tem como sócios fundos de pensão de empresas estatais, como a Funcef (Caixa Econômica Federal), a Previ (Banco do Brasil) e a Petros (Petrobras). O ex-presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz, foi ouvido na CPI dos Fundos de Pensão no dia 6 de outubro. 
 
“É preciso esclarecer as relações entre os fundos de pensão das estatais, a Sete Brasil, a Petrobras, a EBX e o ex-presidente Lula,” afirmou Marcus Pestana. 
 

+ Veja mais