//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana defende transparência total e investigação em fases na CPI do Carf

31/03/2016

 

Marcus Pestana defende critérios e transparência total na CPI do Carf (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


O deputado federal Marcus Pestana defendeu, nesta quinta (31/3), a criação de um método de investigação, a fim de organizar e estabelecer critérios aos trabalhos da CPI que investiga suspeitas de favorecimento a empresas devedoras da Receita Federal nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão do Ministério da Fazenda.  
 
O parlamentar propôs uma fase institucional, para convocar aqueles representantes dos órgãos ligados ao Carf e que podem contribuir com informações, como o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega; e outra fase para convocar pessoas e empresas já indiciadas pelo Ministério Público, isto é, que são réus.    
 
“O importante é ter uma lógica, uma linha de investigação, ter métodos e critérios. São 270 requerimentos. Essa CPI deve ter transparência total, não blindar ninguém que não mereça ser blindado e, ao mesmo tempo, não misturar o joio e o trigo,” argumentou. 
 
A discussão e votação dos requerimentos de convocação causou certo tumulto na Comissão, por divergências de opiniões entre os deputados, principalmente, a respeito de duas convocações, a do empresário Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, e a de André Gerdau, presidente do grupo Gerdau, do setor metalúrgico.
 
Marcus Pestana defendeu a convocação de ambos, porém após a fase institucional sugerida e reunião com MP para esclarecer sobre as  investigações, prevista para a próxima semana. “Deveríamos esgotar a fase institucional e após reunião com Ministério Público convocar todas essas pessoas que já são réus e as empresas citadas também,” finalizou.
 
>> Saiba mais:
Em reunião tumultuada, CPI do Carf convoca Mantega e outros três para depor
 
>> Assista a trechos da participação do deputado Marcus Pestana na CPI:
 


Com informações da Agência Câmara Notícias / Imagens TV Câmara

+ Veja mais