//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana defende busca de convergência e consenso para reforma política

04/04/2017

 

Marcus Pestana chega à comissão da reforma política da Câmara (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


Na Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados, nesta terça (04/04), o deputado federal Marcus Pestana defendeu a busca de consenso e convergência sobre os principais temas da reforma política, pelas lideranças do Congresso, diante do cenário de "esgotamento profundo do nosso sistema representativo". 
 
"Há na população um estado de animo muito preocupante. Não é só no Brasil, mas aqui extremamente agravado pela Lava Jato e por tudo que ocorreu recentemente. Há uma desconfiança profunda. Então é à luz desse cenário que devemos construir a convergência a partir das divergências. E é nesse sentido que eu acho que não basta um esforço nessa comissão. Não nos iludamos. Ou se produz um consenso envolvendo as direções partidárias, o Senado, todo sistema político, o plenário. Não somos nós que vamos gerar um ovo de Colombo. É preciso que tenha porosidade e capacidade de articulação."
 
Segundo o deputado, “nosso sistema político e eleitoral é irracional do ponto de vista financeiro, distante da população, disfuncional para a governabilidade e não fortalece os partidos". 
 
O deputado comentou as três questões principais da Reforma Política: sistema político (lista fechada, distrital, distrital misto), sistema partidário (coligações e cláusula de barreira) e financiamento eleitoral. 
 
Marcus Pestana falou também de sua proposta de regionalização do voto proporcional (para eleição de deputados estaduais, federais e distritais), que divide os estados em regiões, reduzindo o território das disputas eleitorais a fim de aproximar os eleitores de seus representantes e baratear as campanhas.
 
>> Veja pronunciamento na íntegra:
 

Imagens TV Câmara

+ Veja mais