//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana debate reforma política no iFHC

14/04/2015

 

Marcus Pestana defende necessidade da reforma política para aproximar sociedade de sua representação (Foto: Assessoria de Comunicação Dep. Marcus Pestana)


O deputado federal Marcus Pestana proferiu palestra no Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), na última segunda, (13/04), durante o debate “Reforma do sistema eleitoral: o que é melhor para a democracia brasileira?”, que contou com a participação do professor de Ciência Política da UFRJ Jairo Nicolau e os deputados federais Henrique Fontana e Moreira Franco. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de diversos representantes acadêmicos e empresariais, marcaram presença na discussão.
 
O ponto de partida do debate foram as manifestações de junho de 2013, momento histórico brasileiro quando foi retomada a discussão sobre reforma política. O foco do encontro foi debater o sistema eleitoral e as propostas em vigência para alterá-lo, como o distritão, o distrital misto, o distrital puro, entre outros. 
 
Para Marcus Pestana, o encontro reuniu representantes qualificados para debater um tema tão importante para a governabilidade no país. “O tema essencial da reforma política é o da representação da sociedade. Há necessidade urgente de uma reforma substantiva, que aproxime a sociedade de sua representação, estabeleça instrumentos de controle social sobre os mandatos, barateie as campanhas, feche uma das portas para a corrupção e fortaleça os partidos,” afirmou Marcus Pestana, membro da Comissão Especial da Reforma Política, da Câmara dos Deputados, instalada neste ano.
 
Veja palestra de Marcus Pestana no IFHC:
 

 
Assista às outras palestras do encontro: Clique aqui!
 
Confira repercussão do debate:
 
TV BAND: Debate discute os temas mais polêmicos da reforma política
 

+ Veja mais