//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana é o 2º vice-presidente da Comissão da Reforma Política, instalada nesta terça

25/10/2016

 

Em reunião de instalação, Marcus Pestana reforçou a necessidade de criar consensos (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


O deputado federal Marcus Pestana integra a recém-instalada Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados e será o 2º vice-presidente. A reunião de instalação ocorreu nesta terça-feira (25/10). Essa é a quarta vez que o deputado mineiro faz parte do grupo que estuda o tema, nos últimos seis anos.
 
O financiamento de campanha e o sistema eleitoral (voto distrital, lista fechada, etc) serão as prioridades da comissão. 
 
“É um assunto extremamente polêmico, mexe com visões diferenciadas. É importante que se tenha um compromisso de espírito de diálogo e criar consensos progressivos, mas também uma certa objetividade,” afirmou Pestana.
 
O deputado sugeriu que os partidos organizem uma agenda de discussão a partir dos seguintes campos temáticos: sistema político e representatividade, financiamento eleitoral, fortalecimento dos partidos, participação popular e outros temas acessórios, como regras de publicidade eleitoral, regulação de pesquisa, entre outros. 
 
“Que tenhamos mais êxito que as outras tentativas. Tenho um ceticismo, mas tenho muito otimismo na prática. Quem sabe conseguimos construir um diálogo diante do visível esgarçamento da relação da sociedade com o sistema político do Brasil para fortalecer a democracia brasileira,” finalizou.
 
A próxima reunião será em 8 de novembro para análise do roteiro de trabalho do relator.
 
Veja o pronunciamento do deputado
 

 
Com informações da Agência Câmara
 

+ Veja mais