//

Notícias > Lista de Notícias



Marcus Pestana é homenageado pelo Cisdeste

27/06/2014

 

Marcus Pestana foi um dos idealizadores da Rede de Urgência e Emergência em Minas


O deputado federal Marcus Pestana participou da cerimônia para a assinatura do convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste) e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, no dia 27 de junho, em Juiz de Fora. Na ocasião, o deputado Marcus Pestana foi homenageado pelos gestores do Consórcio por sua articulação junto à Secretaria de Estado de Saúde, favorecendo a implantação da Rede de Urgência e Emergência. O ex-secretário estadual de Saúde, Antonio Jorge de Souza Marques, sucessor de Marcus Pestana, também foi homenageado.
 
"Todos os resultados que estamos entregando se devem ao pioneirismo destes dois homens, que fazem política com "P" maiúsculo nesse país. A família CISDESTE é muito grata pelo esforço de vocês", afirmou João Paulo Damasceno, secretário-executivo do Cisdeste. Os dois receberam uma placa comemorativa e um uniforme de honra do SAMU.
 
Marcus Pestana agradeceu as homenagens e destacou que é fundamental, na gestão pública, basear-se em bons exemplos: O modelo das redes de urgência e emergência, pioneiras em Minas no Brasil, foi baseado em sistemas semelhantes na Itália e na Inglaterra. Ao que Antônio Jorge, viabilizador do consórcio durante sua gestão na Secretaria de Saúde, completou: "O que se implantou aqui foi o melhor conceito de Rede de Urgência e Emergência. Através da ousadia do Pestana, inovamos, e hoje o Brasil inteiro se espelha em consórcios públicos de saúde. A Rede de Urgência e Emergência está escrevendo uma bela história neste país."
 
Consórcio
O Cisdeste é um consórcio que reúne 94 municípios do estado de Minas Gerais em prol do atendimento de Urgência e Emergência, com o intuito de regionalizar o atendimento. Com o consórcio, viabiliza-se a locomoção do paciente ao hospital de referência mais próximo. A sede está localizada em Juiz de Fora, onde estão distribuídas oito unidades móveis de atendimento, sendo 6 (seis) USB (Unidade de Suporte Básico) e 2 (duas) USA (Unidade de Suporte Avançado). Na região que integra o Consórcio há, ainda, outras 31 (trinta e uma) ambulâncias. Além disso, 20 hospitais estão credenciados na Rede, todos capacitados para o atendimento aos pacientes transportados pelos veículos.
 
Com informações do Assessoria de Comunicação do Cisdeste
Saiba mais: www.cisdeste.com.br

+ Veja mais