//

Notícias > Lista de Notícias



Lideranças políticas e intelectuais lançam manifesto pela união do centro democrático

05/06/2018

 

O próximo passo, segundo Marcus Pestana, é dialogar com pré-candidatos e partidos (Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


Lideranças políticas e da sociedade lançam nesta terça, 5 de junho, na Câmara dos Deputados, o manifesto “Por um polo democrático e reformista”, que reúne ideias para a formulação de um projeto nacional visando inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento social e econômico para o país.
 
>> Veja documento na íntegra.
 
Entre os signatários estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador Cristovam Buarque, os cientistas políticos Luiz Werneck Vianna, Bolívar Lamounier e Celso Lafer, o humorista Marcelo Madureira, os ministros Aloysio Nunes Ferreira e Raul Jungmann, além de deputados federais de diversos partidos.
 
Articuladores do movimento suprapartidário, o deputado federal Marcus Pestana e o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) afirmam que, nestas eleições, diante do horizonte nebuloso de confrontação entre populismos radicais, autoritários e anacrônicos, é preciso unir candidaturas com afinidades programáticas, em torno de uma proposta socialmente progressista, economicamente responsável e politicamente democrática. 
 
“Este projeto nacional, visando à construção da necessária e urgente unidade política nas eleições, não deve ser obra de uma dúzia de líderes políticos e intelectuais. Para pavimentar o caminho da unidade terá obrigatoriamente de ser obra coletiva, envolvendo partidos políticos, lideranças da sociedade civil e todos aqueles que pensam o Brasil fora do paradigma autoritário e populista”, ressalta-se no texto.
 
O documento elenca diretrizes em diversas áreas, entre elas: defesa da liberdade e da democracia, transformação do sistema educacional, busca do equilíbrio fiscal, combate à corrupção, qualificação do SUS e defesa do desenvolvimento sustentável.
 
Saiba mais: 
Cristovam Buarque: “Encontro pelo Brasil
Marcus Pestana: “Por um polo democrático e reformista”
 
 
 

 

+ Veja mais