//

Notícias > Lista de Notícias



Com bom trabalho reconhecido, Marcus Pestana busca terceiro mandato na Câmara dos Deputados

30/08/2018

 

(Foto: Alexssandro Loyola/PSDB na Câmara)


Um dos parlamentares com maior influência no Congresso Nacional, Marcus Pestana buscará nas eleições deste ano seu terceiro mandato consecutivo como deputado federal por Minas Gerais. Atuante, o tucano desponta como um dos parlamentares mais engajados na defesa dos interesses do estado.
 
Mineiro de Juiz de Fora, Marcus Vinícius Caetano Pestana da Silva nasceu em 13 de junho de 1960. Ingressou na vida política no final da década de 70, quando fez parte do movimento estudantil de Minas Gerais. Pestana também foi coordenador do Diretório Acadêmico da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e integrante do Comitê Brasileiro pela Anistia, em 1979.
 
Foi eleito para seu primeiro cargo público em 1982, quando, aos 22 anos, se tornou o vereador mais jovem de Juiz de Fora. O tucano também esteve à frente da coordenação campanha das Diretas Já na cidade mineira e integrou, em 1987, o comitê por uma Constituinte livre, soberana e democrática. Em 1988, foi escolhido líder de governo na Câmara Municipal.
 
Reconhecido pelo bom trabalho, o político mineiro participou da fundação do PSDB e foi o primeiro presidente do partido em sua cidade natal. Já como tucano, esteve à frente de diversas campanhas eleitorais, como a de Mário Covas à Presidência da República, em 1989, e a de Pimenta da Veiga ao Governo de Minas, em 1990.
 
Entre 1993 e 1994, o atual secretário-geral do PSDB ocupou o cargo de Secretário de Governo de prefeito Custódio Mattos em Juiz de Fora. A nível estadual, foi escolhido secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral durante a administração do governador Eduardo Azeredo.
 
A grande capacidade de gestão e articulação levou Marcus Pestana a cargos no Governo Federal, onde foi Chefe de Gabinete do Ministro Pimenta da Veiga, no Ministério das Comunicações, entre fevereiro de 1999 e março de 2002, e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente. Nos dois ministérios, exerceu interinamente o cargo de ministro.
 
Pestana voltou ao seu estado natal para contribuir no governo de Aécio Neves em Minas Gerais em 2002, quando coordenou a equipe de Planejamento, Logística e Finanças. Em 2003, foi nomeado Secretário de Estado de Saúde, cargo exercido pelo tucano durante os dois mandatos de Aécio (janeiro de 2003 a março de 2006 e janeiro de 2007 a janeiro de 2010).
 
Na pasta, implantou diversas políticas públicas voltadas à saúde e alcançou importantes resultados em programas como o Viva Vida, Pró-Hosp, Saúde em Casa, Farmácia de Minas, Sistema Estadual de Regulação Assistencial, Sistema Estadual de Transporte em Saúde e Rede de Urgência e Emergência.
 
O tucano iniciou sua trajetória na Câmara dos Deputados em 2011, quando foi eleito para seu primeiro mandato como deputado federal com 161.892 mil votos. Em 2014, foi reeleito para com 131.687 votos. Durante sua passagem na Casa, se destacou como o segundo melhor deputado do Brasil, por trabalhar por um país moderno e competitivo.
 
Escolhido como o federal de Minas Gerais mais atuante na luta pela defesa dos municípios mineiros, Pestana ocupou o 1º lugar do estado no Ranking do Observatório Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado em maio de 2018. Agora, o tucano buscará seu terceiro mandato como deputado para continuar o bom trabalho feito nos últimos oito anos.
 
Fonte: PSDB

+ Veja mais