Marcus Pestana

Economista e professor, Marcus Pestana é, há 36 anos, um político ficha limpa. É reconhecido pelo trabalho na Saúde, quando liderou a Secretaria de Saúde de Minas Gerais por oito anos. Relator da Lei dos royalties da mineração, garantiu justa compensação financeira aos municípios. Em 2014, liderou o “Ranking do Progresso” (Veja/UERJ) como o melhor deputado federal do Brasil. Em 2018, ocupa o 1º lugar como o deputado mineiro mais atuante em defesa dos municípios de Minas. Nos últimos três anos, integra grupo de 40 deputados mais importantes do país, os chamados Cabeças do Congresso, eleitos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Trabalha em parceria com mais de 120 cidades, levando apoio e recursos para educação, saúde, segurança, agropecuária e infraestrutura.

Reforma tributária que simplifique a vida do cidadão.

Defesa e fortalecimento dos municípios.

Reforma política que aproxime as pessoas de seus representantes.

defesa de um Sistema Previdenciário justo e sustentável, com o fim dos privilégios.

Melhoria da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).





É um dos mais respeitados economistas do Congresso e foi decisivo na luta contra o aumento de impostos e a favor da modernização da economia.

Atuou nas comissões da Reforma Política entre 2011 e 2018 e defende o voto Distrital Misto, fim da balbúrdia dos partidos e barateamento das campanhas.

Ex-secretário de Estado de Saúde, entre 2003 e 2010, contribuiu para grandes avanços na Saúde de Minas: 1.500 Unidades de Saúde e 700 farmácias construídas e novos hospitais de Pirapora, Uberlândia, Venda Nova (BH) e Juiz de Fora (Therezinha de Jesus).

É o ‘deputado da Saúde’ por defender a melhoria do SUS: é vice-presidente da Frente Nacional da Saúde.

Propôs o sistema integrado de compras para o SUS, a validade das receitas médicas em todo território nacional e a obrigatoriedade do transporte pela FAB de órgãos para transplantes, entre outros.

Foi relator dos novos royalties da mineração que garantiram no total quase o dobro de recursos para os municípios mineradores e os impactados pela atividade mineral.

Como gestor da Saúde, implantou programas bem estruturados e inovadores: Farmácia de Minas, Viva Vida, Mais Vida, Canal Minas Saúde, Saúde em Casa e Pro-Hosp.

É um deputado municipalista, trabalha em parceria com mais de 120 cidades, levando apoio e recursos para educação, saúde, segurança, agropecuária e infraestrutura.




Se você acredita no trabalho de Marcus Pestana
por Minas e pelo Brasil,
faça aqui sua doação.