//

Atuação Parlamentar > Principais Discursos

Legenda de teste (créditos de teste)

Homenagem à memória dos Deputados Federais cassados em 1948

13/08/2013 00:00


 

Caras amigas Jandira, Manuela, Vanessa; Haroldo Lima, Presidente Renato Rabelo, todos os Deputados aqui presentes, certa vez o poeta Ferreira Gullar escreveu um poema que eu acho muito oportuno recolocar aqui.
 
Disse Ferreira Gullar:
 
"Eles eram poucos.
E nem puderam cantar muito alto a Internacional
Naquela casa de Niterói em 1922.
Mas cantaram e fundaram o partido.
Eles eram apenas nove: o jornalista Astrogildo, o contador Cordeiro, o gráfico Pimenta, o sapateiro José Elias, o vassoureiro Luís Peres, os alfaiates Cendon e Barbosa, o ferroviário Hermogênio. E ainda o barbeiro Nequete, que citava Lênin a três por dois.
Em todo o País eles eram mais de setenta. 
Sabiam pouco de marxismo, mas tinham sede de justiça e estavam dispostos a lutar por ela.
Faz sessenta anos que isso aconteceu. O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil. Mas quem contar a história do nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estará mentindo". 
 
Não tem direito de reivindicar o futuro a sociedade que não sabe valorizar o seu passado. E imaginar que, no maior período democrático republicano, houve a exclusão de uma determinada força política!
 
Só sabe captar o sentido profundo das palavras quem conhece seus antônimos, e só é possível entender a liberdade quem vivenciou o autoritarismo ou o obscurantismo. Nós vivemos uma longa e difícil ditadura. Lembro-me das reuniões na clandestinidade. Lembro-me das dificuldades de organização. Hoje vivemos uma democracia plena.
 
Esta sessão, Deputada Jandira Feghali, é muito oportuna. Hoje é resgatado um direito daqueles que marcaram a Constituinte de 46, e aqui deve ser renovado o nosso compromisso com a democracia e com a liberdade como valor definitivo, universal, inegociável, do qual não podemos, de forma alguma, abrir mão.
 
Se estivessem aqui, os 14 certamente estariam apoiando os agentes comunitários de saúde.
 
Discurso proferido no Plenário da Câmara dos Deputado em 13 de agosto de 2013